A educação é um processo social, é desenvolvimento.

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

terça-feira, 14 de setembro de 2010

City Tur - Campos dos Goytacazes e suas Histórias

           Nos dias 09 e 10 de Setembro de 2010 as crianças do Programa DESAFIO núcleos Aldeia e Central saíram em um City Tur pela Cidade de Campos dos Goytacazes. Foi um passeio e ao mesmo tempo uma aula técnica, na qual as crianças e os professores ficaram conhecendo um pouco mais da cidade onde vivem.  



            As terras dos índios goitacás começaram a ser colonizadas pelos portugueses em 1627, com a chegada dos "Sete Capitães". Pertenceu à capitania de São Tomé e se tornou, cinqüenta anos depois, no dia 29 de maio, a Vila de São Salvador dos Campos. Foi elevada à categoria de Cidade em 28 de março de 1835.
            Importantes fatos históricos se deram em Campos dos Goytacazes, entre eles está à partida dos primeiros voluntários para a Guerra do Paraguai, em 28 de janeiro do 1865, pelo vapor "Ceres". Outro momento importante foi o movimento do abolicionismo, que teve seu ponto alto em 17 de julho de 1881, com a fundação da Sociedade Campista Emancipadora, que propagava a luta pela emancipação dos negros. O jornalista Luís Carlos de Lacerda e José Carlos do Patrocínio, cognominado de o "Tigre da Abolição" foram os maiores expoentes da causa. Porém, foi a última cidade brasileira a aderir a abolição da escravidão. As visitas do imperador Dom Pedro II e a luta republicana foram outros marcos da história de Campos.
            O surgimento em 1652 da agroindústria açucareira, com a instalação do primeiro engenho em Campos, hoje menos promissor, dava início ao progresso da região. O petróleo foi oficialmente descoberto no Farol de São Tomé, reativando o desenvolvimento da região.



Turismo
Atrativos Naturais
Criada ao longo de milênios pelo generoso rio Paraíba, terra de aluvião, a planície goitacá encanta com a sua fauna e flora riquíssima e diversificada, vastidão de verdes de todas as tonalidades, varrida pelo vento nordeste. Os campos dos goytacazes se estendem até o oceano Atlântico, ponto inicial da colonização. Possui lindas praias, todas com ondas fortes e desertas. São frequentadas mais por surfistas, mas a população também vai. Em algumas praias há colônias de pescadores.

Como atrativos naturais, se destacam:
§  Região do Imbé
§  Região da Bela Joana
§  Região das Serras (Pico São Mateus, Pedra Lisa [pico de 726 metros] e Pedra do Baú)
§  Praia do Farol de São Tomé
§  Rio preto
§  Lagoa de Cima
§  Lagoa Limpa
Solares
Destacam-se:
§  Solar dos Airizes (situado na margem direita do rio Paraíba do Sul, próximo a Martins Laje, construído em meados do século XIX. Foi o primeiro imóvel de Campos tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, em 1940 e serviu de inspiração e cenário para o escritor Bernardo Guimarães, autor do romance "Escrava Isaura", conhecido mundialmente)

§  Solar do Colégio (em estilo barroco jesuítico, construído pelos jesuítas na metade do século XVII e no altar de sua capela, está sepultada Benta Pereira)
§  Solar do Barão de Pirapetinga (construído entre 1861 e 1865)
§  Solar Saturnino Braga (sua construção data da primeira metade do século XIX)
§  Solar do Visconde de Araruama (construído no fim do século XVIII)
§  Solar da Baronesa (construído em 1840)
§  Solar do Barão da Lagoa Dourada (construído em 1860 e atual sede do Liceu de Humanidades de Campos)
§  Solar do Barão de Carapebus (construído em 1846 e atual Asilo do Carmo)
§  Solar do Barão de Muriaé (construído na primeira metade do século XIX e é ocupado pelo Corpo de Bombeiros).



Praças, Jardins, Edifícios, Marcos Históricos e Culturais
§  Academia Campista de Letras
§  Banco do Vovô (construído em 1872, localizado no centro de Campos)
§  Barão do Rio Branco
§  Boulevard Francisco de Paula Carneiro
§  Correios e Telégrafos (sua primeira agência foi inaugurada em 1875)
§  Fórum Nilo Peçanha (construído em 1935 com arquitetura inspirada ao Parthenon de Atenas)
§  Jardim do Liceu (em volta da Câmara Municipal),
    Villa Maria e o Liceu de Humanidades de Campos, umas das áreas mais bonitas de Campos.
§  Livraria Ao Livro Verde (livraria mais antiga do Brasil, construída em 1844, figura no Guiness Book como livraria mais antiga do Brasil)
§  Obelisco (construído em 1911)
§  Palácio da Cultura e Pantheon
§  Praça do Santíssimo Salvador
§  Praça Dr. Nilo Peçanha (atual Jardim São Benedito)
§  Torre da Fábrica de Tecidos (construída em 1885)




Nenhum comentário:

Postar um comentário