A educação é um processo social, é desenvolvimento.

"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget)

terça-feira, 29 de junho de 2010

DESAFIO contra dengue

Com o crescimento das vítimas da dengue, as crianças se mobilizam contra e fazem sua parte.



segunda-feira, 28 de junho de 2010

EDUCAÇÃO

DANDO UMA OLHADA NA INTERNET, VI ESSA NOTÍCIA E ESTOU COMPARTILHANDO COM VOCÊS. 

Estados e municípios devem aderir a programa livro didático até quarta

Reprodução
Quem não formalizar o pedido não recebe as obras em 2011
Quem não formalizar o pedido não recebe as obras em 2011
Termina nesta quarta-feira (30/06), o prazo para que secretarias municipais e estaduais de Educação enviem ao Fundo de Desenvolvimento da Educação (FNDE) o termo de adesão ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Quem não formalizar o pedido não recebe as obras em 2011.

Segundo o fundo, o objetivo da mudança é evitar o desperdício. Até 2009, todas as escolas da rede pública recebiam o material, que era comprado pelo FNDE, uma autarquia do Ministério da Educação. Mas, em alguns casos, as redes de ensino podem optar por adquirir os livros didáticos de sua preferência e não utilizar o material enviado pelo governo federal.

Para 2011, o PNLD vai atender a estudantes do 6° ao 9° ano do ensino fundamental com obras de português, matemática, história, geografia, ciências e língua estrangeira (inglês ou espanhol). As informações sobre as novas regras do programa e a lista dos municípios que já formalizaram a adesão estão disponíveis no site do FNDE (http://www.fnde.gov.br).

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Drogas e Crianças

Os adolescentes e as drogas

Os adolescentes
e as drogas


s adolescentes de hoje estão mais sujeitos ao contato com as drogas. Ambiente, companhias erradas, tudo favorece o contato e as primeiras experiências com as drogas. A isso, acrescente-se a freqüente ausência dos pais, que cria condições favoráveis para que os filhos adolescentes se sintam livres para aventuras deste tipo, sem pensar muito nas conseqüências. Nesta fase da vida, eles afirmam sua personalidade: novas descobertas, novo corpo, explosões de emoção e temperamento contribuem para o surgimento de novos e difíceis problemas. Da própria sociedade, em rápida mudança, chega uma série de cobranças e de apelos de consumo: como se mover, vestir e até mesmo como não ser tão “careta”. E o coitado do adolescente, ainda inexperiente, só pode ficar na maior das confusões!


ELES PRECISAM DE AJUDA
O que queremos é que os adolescentes conheçam os riscos que os esperam, entre eles a horrível possibilidade de experimentarem a droga e de entrarem na turma dos dependentes. Os adolescentes precisam de alguém que os ame de verdade, independentemente de suas indecisões e estranhezas.
Graças a Deus, nesta fase da vida eles podem descobrir Jesus como alguém que os impressiona, o grande amigo de todas as horas, que não quer que ninguém se perca, desperdiçando a vida e, até, induzindo outros a isso.


QUE DROGA ESSA DROGA!
Mas, o que leva um adolescente a usar drogas? As causas são muitas: a solidão, a falta de formação, as más companhias, as decepções, os desentendimentos com os pais e outros desconfortos de uma sociedade injusta e excludente. Nesta situação, as drogas podem se apresentar ao adolescente como a solução dos problemas que o aflige. É uma triste ilusão! A doença, de fato, isola das pessoas, a não ser que precise delas para conseguir a droga. Transforma os usuários em pessoas hostis, egocêntricas e egoístas. Para não adoecer ou enlouquecer, chegam a sentir orgulho pelo seu comportamento às vezes ilegal e, quase sempre, extravagante e esquisito. Para conseguir as drogas, eles mentem, roubam. O fracasso e o medo invadem sua vida e o espírito fica em pedaços. Uma saída fácil. Eis o que eles querem e, não encontrando-a, algumas vezes pensam no suicídio. E, se não houver uma reviravolta radical, uma opção forte do interessado..., o uso de drogas acaba sempre subjugando o usuário.

O QUE FAZER?
A dependência pode ser detida. Não há nada de vergonhoso em ser um dependente, desde que este tome consciência de sua situação, deixe de justificar seu comportamento, se preocupe com o seu bem-estar e comece a agir positivamente.
A recuperação é uma tarefa difícil e o tratamento médico é apenas uma parte desta recuperação. A participação dos pais e a união da família são os maiores fatores de combate ao tóxico, assim como a degradação da família é uma das causas do aumento do número de usuários.
A terapia ocupacional. Deve-se descobrir o que o dependente de drogas gosta de fazer (habilidades manuais, fotografia, dança, esportes...). Com estas ocupações surgirão em sua vida outros interesses e outras formas de realização que o ajudarão a recuperar a auto-estima perdida.
Desenvolver as forças interiores. São as qualidades positivas que todos nós possuímos, e que, no caso dos dependentes, ajudam na recuperação. Esse trabalho deve ser feito com acompanhamento de psicólogos e educadores.
A violência não recupera ninguém. Devemos evitar de rotular os dependentes de drogas com frases como: Uma vez viciado, sempre viciado. Contudo, a experiência mostra que quanto maior for o tempo do vício, mais difícil é a recuperação.
EDUCANDO PARA PREVENIR
A educação, bem planejada e assumida pela família e pelos órgãos competentes, é a melhor forma de combater o tóxico.
Bem educada, a pessoa se sente bem, em harmonia com o próprio corpo, com a mente e com o espírito, passando a viver bem com os outros e com o mundo em geral.
Sendo que a vida é o maior dom de Deus, estragar ou até acabar com a própria vida é a maior “bobeira” que uma pessoa pode fazer. Devemos amar e cuidar da vida contra todo tipo de drogas.
CONCLUSÃO
O adolescente, além de se preservar do uso das drogas, deve fazer algo para aqueles que já são escravos deste vício.
O problema da droga será objeto de nossas reflexões ao logo do mês de maio. Que Nossa Senhora nos ajude nessa reflexão e nos livre deste perigo.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Premiados em concurso



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Jovens da Fundação da Infância e Juventude premiados em concurso


Cidadania é o respeito de uma população. Unidade da participação de uma comunidade para melhorar a sua vida e a dos outros”. A definição do jovem Lizandro Nunes Júnior, 13, garantiu a ele o primeiro lugar no Concurso de Poesias e Frases sobre a Cidadania, realizado pela equipe de Projetos Especiais da Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ). Além do aluno do Programa Desafio, outros cinco assistidos em projetos desenvolvidos na sede do órgão foram premiados na manhã desta terça-feira (22). Durante a cerimônia, realizada no auditório da FMIJ, eles receberam brindes e medalhas.

- Estão sendo premiados os seis melhores dos 83 jovens que participaram do concurso com suas frases e poesias sobre Cidadania, um tema recorrente em nossos trabalhos desenvolvidos na fundação.

Os participantes foram divididos em duas categorias. Lizandro encabeçou os melhores textos na categoria menores de 14 anos, seguido pela colega do Programa Desafio, Ana Carla Bernardo Barreto, 11, e Leonardo Machado, 13, assistido nos Projetos Especiais. Na categoria dos maiores de 14 anos, venceram a disputa Vanessa Nogueira dos Reis, 15, e Daniela Nascimento da Silva, 15, alunas do Centro da Juventude que ficaram, respectivamente, com o primeiro e o segundo lugares. Na terceira colocação ficou o guarda mirim Jheremy Coimbra Melo, 14.

sábado, 12 de junho de 2010

Farol uma visão diferente 1 parte

Nos dias 07/06 e 08/06/2010 o Programa DESAFIO Central e Aldeia, fez um passeio ao Farol de São Thomé. Um passeio pedagógico que foi um sucesso. vejam os videos e comprovem.

Farol uma visão diferente 2 parte


terça-feira, 8 de junho de 2010

FAROL DE SÃO THOMÉ NÃO É SÓ PRAIA E TRIO ELÉTRICO

Nos dias 07 e 08 de Junho o DESAFIO Sede e Aldeia fizeram um passeio ao Farol.
A intenção foi mostrar as nossas crianças um olhar diferente do Farol e nossa meta foi cumprida, graças ao apoio de algumas pessoas, e  aproveito a oportunidade para prestar agradecimentos as pessoas que me ajudaram realizar este momento (que ficará gravado na memória de nossas crianças).
Agradeço a Graiciane Coordenadora de Projetos e Programas da FMIJ, por ter feito o contato para conseguirmos o ônibus, ao Secretário Henrique Oliveira por ter cedido o ônibus, ao Presidente da FMIJ Professor Mario  Lopes por ter permitido e me apoiado, ao heliporto do Farol, aos Oficiais da Marinha (Almeida, Matos, Macedo e Oliveira) pela aula da história do farol e a importância da Marinha do Brasil, a administradora da Colônia de Ferias da 3ª Idade do Farol (Srª Rita e Eveline) e a todos os funcionários pela recepção e carinho , ao coordenador e funcionários da Biblioteca Municipal Nilo Pessanha que funciona diariamente na praia do Farol (Antonio Carlos, Marília e Ana Lúcia) pelo carinho e atenção com nossas crianças. Deixo aqui registrado o meu agradecimento e o agradecimento de toda a equipe do DESAFIO e de todas as crianças.

ESSAS FOTOS É SÓ UM TIRA GOSTO.
O MELHOR FICA PARA DEPOIS...AGUARDEM!!!!

quinta-feira, 3 de junho de 2010

CINEMA PIPOCA NO DESAFIO SEDE



A CRIATIVIDADE DOS PROFESSORES DO PROGRAMA DESAFIO NÃO TEM LIMITE.
"O QUE SE PODE FAZER COM UMA TV, UM PEDAÇO DE TNT, UM DVD, PIPOCA E MUITO AMOR PELA PROFISSÃO E PELAS CRIANÇAS.
PRONTO...CINEMA PIPOCA"